terça-feira, 29 de maio de 2012

Defensivos Agrícolas

Defensivos agrícolas ou praguicidas são substâncias venenosas utilizadas no combate às pragas, que atacam as plantações. Os principais defensivos são:

  • Herbicidas, usados para matar ervas daninhas;
  • Fungicidas, utilizados no combate de fungos parasitas;
  • Inseticidas, usados contra insetos, e
  • Nematócidos, que controlam nematódios parasitas.
Na maior parte dos casos, os defensivos agrícolas empregados no controle de pragas são muito pouco específicos, destruindo indiferentemente espécies nocivas e úteis. Existem praguicidas extremamente tóxicos, mas instáveis. Eles podem causar danos imediatos, mas não causam poluição a longo prazo. Existem praguicidas menos tóxicos, ou seja, persistentes em ecossistemas, provocando efeitos prejudiciais ao meio ambiente por muitos anos. Os praguicidas podem ser transportados a longas distâncias, causando danos em regiões mais distantes (http://membro.intermega.com.br/ambienteonline/index.html).
A falta de técnicas alternativas que sejam seguras para a produtividade da maioria das culturas e a necessidade de expansão da produção agrícola têm aumentado a dependência na utilização dos pesticidas por longo tempo (Zavatti e Abakerli, 1999; Buccholz, 1998; Lewis et al, 1999). Acredita-se que o uso indiscriminado dessas substâncias pode estar poluindo os diversos compartimentos do meio ambiente (água, solo e ar), principalmente o solo. No meio ambiente, a contaminação do solo é apenas o primeiro passo para que a qualidade das águas de rio e água subterrânea e, finalmente a água potável, estejam também ameaçadas (Huang et al, 1994; Lewis et al, 1999).
O processo de contaminação do solo por pesticidas pode ocorrer por lixiviação ou solubilização dos pesticidas. Cerca de 20% dos pesticidas são adsorvidos pela planta e aproximadamente 80% é perdido via drenagem e portanto pode chegar às águas superficiais ou subterrâneas (Lewis et al, 1999). Os fatores que influem nesse processo são: as propriedades químicas dos pesticidas, as características do solo, a presença de águas superficiais e os tipos de aqüíferos de águas subterrâneas.






0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes