segunda-feira, 4 de junho de 2012

Mecanização Agrícola – História e as tendências do mercado

Atualmente o sucesso da agricultura provém da aplicação dos inúmeros conhecimentos técnicos e práticos de cultivo que visam à obtenção de alta produtividade, com a melhor utilização dos recursos disponíveis, preocupando-se com o meio ambiente e das pessoas envolvidas neste árduo trabalho, tendo a lucratividade deste sistema maximizada. Portanto, esses conhecimentos tendem a ser praticados de uma maneira sustentável para garantir a utilização desses recursos pelas gerações futuras.

A história da agricultura se inicia quando o ser humano deixa de ser nômade, ou seja, pessoas que não possuíam habitação fixa, passando a desenvolverem o próprio alimento numa determinada área para atenderem as necessidades de um número de indivíduos, numa certa distância. Sabe-se que a utilização de paus e pedras, por volta de 8.000 a.C, foram os primeiros instrumentos criados para serem utilizados na busca pelo aumento da produtividade agrícola. O desenvolvimento do primeiro arado de lâmina de madeira no século 13 e, por volta de 1.600 são desenvolvidas na Europa produtos como semeador mecânico, abanador de cereais, puxados por bois, burros, cavalos ou acionados pelo braço humano (ANFAVEA, 2011).
Através do reconhecimento do homem que a utilização de tais instrumentos facilitava o trabalho e simultaneamente aumentavam o rendimento e a produtividade em campo, foi inevitável a criação de máquinas voltadas especificamente para o campo, dando inicio a chamada agricultura moderna em 1850. A partir deste marco e com o crescimento cada vez maior da demanda de alimento mundial, o número de máquinas utilizadas nos diversos processos do sistema de produção agrícola que são adquiridas pelo produtor rural tem sido crescente, visando investimento em campo.
A tendência para a agricultura está na utilização de máquinas com motores de maior potência, que possuem em seu sistema operacional alta tecnologia para auxílio do operador (GLOBO RURAL, 2011). Estes fatores se justificam pelos seguintes motivos: Com a abertura de áreas em regiões com potencial produtivo e com a incerteza do clima, que podem reduzir a janela operacional de uma determinada atividade, fazem com que o produtor necessite de um conjunto máquina-implemento que traga maior rendimento operacional. Por isso a utilização maior potência dos tratores devido o uso de implementos maiores. Já em relação à aquisição de máquinas com alta tecnologia instalada se dá ao auxilio para a tomada de decisão do operador, ao quais problemas com a falta de treinamento e experiência do operador é reduzida, há maior controle da máquina através de indicadores de rendimento e eficiência, redução do consumo, menor poluição ambiental, maior conforto reduzindo a fadiga do operador, melhor qualidade operacional, entre outros, que aumentam a produtividade da lavoura e reduzem custos de produção.
Uma desvantagem do uso de máquinas maiores se deve ao aumento da compactação do solo, já que são mais pesadas. Por isso, técnicas operacionais em condições adequadas de trabalho precisam ser seguidas para reduzir os adversos causados pela compactação.
Para finalizar: com desenvolvimento de pesquisas, realizando-se o manejo adequado e a utilização da mecanização no campo, o homem possui grande potencial de obter a matéria prima, em especial o alimento, para atender a demanda atual e futura da população, de forma eficaz e cada vez mais eficiente, sem comprometer o meio ambiente, local onde somos integralmente dependentes.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes